EBENÉZER

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Barão de Penedo, 248

São Paulo - SP

Alguma dúvida?

(11) 2606-4919

Envie um e-mail

comercial@bsgservicos.com.br

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

A gestão de manutenção é um setor essencial nas indústrias para garantir que todas as instalações, estruturas, sistemas e maquinários estejam em pleno funcionamento. Assim, a fábrica pode trabalhar com eficiência e alta produtividade nos processos e ciclos de produção.

Além disso, é possível evitar problemas nos equipamentos, minimizar paradas não programadas na produção, reduzir custos industriais com manutenção corretiva e consertos emergenciais e aumentar a disponibilidade de instalações e máquinas.

Vale destacar que, depois dos fortes impactos da pandemia do coronavírus em meados de 2020, o setor industrial está em retomada e recuperação econômica. 

Segundo pesquisa da CNI, 70% dos negócios industriais já retornaram pelo menos ao mesmo nível de produção e 69%, ao mesmo patamar de faturamento de antes da crise. Ainda de acordo com o estudo, a previsão é de aumento no faturamento em 62% em 2021 nas organizações analisadas.

Então, neste cenário, é importante que a gestão de manutenção adote as melhores práticas nos serviços e operações de manutenção industrial. Para isso, os gestores precisam conhecer as novas tendências do setor.

7 principais tendências para gestão de manutenção

Ao otimizar os processos de manutenção e elevar a eficiência da produção industrial, sua empresa garante maior competitividade frente à concorrência. Em contrapartida, se você não implementar soluções modernas na gestão de manutenção, corre-se o risco de sofrer com defasagem e ficar ultrapassado.

Por isso, vamos apresentar as principais tendências para ficar de olho:

1. Gestão de performance de ativos

Uma das principais tendências da gestão de manutenção industrial é o Asset Performance Management (APM), ou traduzindo para o português sistema de gerenciamento de desempenho de ativos.

No processo de manutenção preditiva, o APM atua para melhorar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos, com análise de dados e ações estratégicas. 

Para tanto, a gestão de performance utiliza o monitoramento da condição dos equipamentos e o gerenciamento de integridade de ativos, envolvendo o compartilhamento de informações e a integração dos setores de operações e manutenção para ter uma visão abrangente da produção, do desempenho de ativos e da qualidade do produto.

Com isso, é possível melhorar a gestão de ativos e da produção, garantindo o funcionamento ideal de instalações e o bom desempenho da indústria.

2. Integração e conectividade

As tecnologias da indústria 4.0 permitem cada vez mais benefícios para os negócios. Com a integração e a conectividade, por exemplo, é possível ter processos padronizados e automáticos e, assim, as máquinas podem emitir solicitações de reparos.

A partir da configuração de parâmetros, os equipamentos podem realizar essas aberturas de serviços automaticamente, diminuindo a necessidade de intervenção humana e garantindo maior rapidez para a realização dos serviços. 

Ao mesmo tempo, ao receber tais solicitações, aumenta-se a mobilidade e a produtividade, já que, apesar da distância, os gestores podem tomar decisões, enviando profissionais para realizar o conserto, verificando o estoque de peças de reposição, entre outras atividades.

3. Capacidade analítica

Outra consequência da indústria 4.0 é a grande quantidade de dados gerados e armazenados pelas máquinas e equipamentos. Então, vale a pena usar tais informações a favor da gestão de manutenção. Uma vez que é possível fortalecer a capacidade de monitorar os dados e adotar uma abordagem analítica.

Então, os profissionais e gestores do departamento de manutenção podem embasar escolhas e tomar decisões apoiadas em dados reais e confiáveis.

4. Treinamento diferenciado

Mesmo com as tecnologias em alta entre as principais tendências de manutenção industrial, o aspecto humano ainda é essencial entre os processos de planejamento e controle.

Logo, a equipe deve ser qualificada para cumprir com os serviços de manutenção para desenvolver todas as atividades com eficiência e rapidez, atendendo às demandas e aos prazos.

Neste contexto, as indústrias devem realizar mais capacitações e treinamentos técnicos aprofundados, específicos e diferenciados para que os profissionais estejam aptos para trabalhar com as melhores práticas e ferramentas tecnológicas. Da mesma maneira, é possível garantir que os gestores estejam preparados para uma atuação cada vez mais estratégica e alinhada ao negócio.

5. Sistema de planejamento de manutenção 

Mais um recurso tecnológico importante é o sistema de CMMS (Computerized Maintenance Management System ou também conhecido por Sistema Computadorizado de Gerenciamento de Manutenção). 

Trata-se de uma ferramenta de gestão que mantém as informações do setor e facilita as operações de manutenção. Por meio dela, é possível agilizar e melhorar o planejamento, os serviços e até os relatórios. Além disso, a solução permite controlar os ativos, ordens de serviços e inventários.

6. Automação de ordens de serviço

As atividades manuais cada vez mais são substituídas por processos automáticos a fim de evitar erros, perda de tempo e aumentar a produtividade. As ordens de serviço são mais um desses casos. 

Afinal, diversas atividades preventivas e periódicas de manutenção podem ser programadas e gerar ordens de serviço automáticas, como por exemplo, a troca de óleo de maquinários a cada determinado período. 

7. Internet das Coisas

Essa tecnologia já é uma tendência em andamento na gestão de manutenção industrial. Isso porque muitas empresas iniciaram a adoção dos sensores de Internet das Coisas para monitorar o desempenho de equipamentos e possíveis alterações de performance, que possam indicar a necessidade de uma inspeção ou manutenção antes que o problema se agrave.

Com esses dispositivos, a produção industrial pode se tornar muito mais inteligente e conectada, reduzindo o tempo e o custo dessas atividades e proporcionando melhores resultados.

Conte com o apoio da BSG

Para estar por dentro das principais tendências e novidades de gestão de manutenção na sua indústria, garantindo serviços de alta qualidade e sem se preocupar com esses processos, você deve contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto, como a BSG Serviços

Com experiência e conhecimento de mercado há mais de 20 anos e possui as melhores práticas do mercado.

Nosso serviço de manutenção técnica é responsável pelas atividades preventivas, preditivas e corretivas, com toda a operação e gestão de manutenção.

Nosso foco é garantir a valorização dos ativos da sua indústria proporcionando relações de confiança e transparência.

Quer saber mais detalhes sobre nossa atuação? Entre em contato conosco agora mesmo!

Fonte: https://bit.ly/3mtnAFd

Últimas matérias

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

Orcamento

Solicite seu orçamento abaixo  ou ligue no telefone (11) 2606-4919.