EBENÉZER

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Barão de Penedo, 248

São Paulo - SP

Alguma dúvida?

(11) 2606-4919

Envie um e-mail

comercial@bsgservicos.com.br

A importância da manutenção nas instalações elétricas industriais

Para que uma indústria funcione perfeitamente é necessário que todas as instalações estejam funcionando de maneira correta. Isso envolve muitos itens: desde as máquinas até mesmo a equipe que trabalha no local. 

Porém, um dos sistemas mais importantes para que uma indústria consiga entregar os resultados necessários é a instalação elétrica industrial.

Dessa forma, é preciso que o projeto elétrico industrial seja feito com antecedência e por profissionais adequados. A dimensão desse projeto e os detalhes da instalação vão mudar de indústria para indústria.

Tamanhos, tipos de máquinas e quantidade de usabilidade de equipamentos no dia a dia vão alterar o que deve ou não ser feito pelas empresas de montagem e manutenção industrial.

Inclusive, para que a instalação seja feita de maneira correta, é preciso seguir os regulamentos descritos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Existem cinco pontos principais que devem estar presentes nessas instalações:

  • Poste de recepção;
  • Caixa de medição;
  • Painel elétrico industrial geral (ou quadro geral);
  • Quadro de distribuição (ou painel de distribuição elétrica industrial);
  • Terminais.

 

Importância das instalações elétricas industriais

Conhecendo um pouco melhor sobre o que são as instalações elétricas industriais, já dá para compreender um pouco mais sua importância.

Se pararmos para pensar sobre nossa vida no dia a dia, praticamente não conseguimos nos imaginar sem energia elétrica. Nossos equipamentos caseiros mais básicos, como geladeira e fogão, não funcionariam sem energia.

Com a indústria é a mesma questão, de maneira ainda mais importante. Inclusive, o setor industrial brasileiro é o que mais utiliza energia, somando quase 36% do total produzido.

Dessa forma, uma boa instalação elétrica faz com que os processos industriais sejam otimizados. Além disso, o setor industrial brasileiro é um dos que mais desperdiça energia elétrica. Ou seja, uma instalação feita de maneira correta também evita esse problema.

Sobrecargas, curtos-circuitos e outros acidentes também são evitados quando a empresa contratada para instalar esse sistema é de qualidade. Isso garante tanto a segurança dos trabalhadores do local quanto a melhoria da imagem da indústria.

Hoje em dia, a maioria dos processos industriais são automatizados. Ou seja, são feitos de forma mais tecnológica e menos manual.

Isso também requer mais energia elétrica, o que se torna ainda outro motivo para que essa instalação seja necessária. Algumas das vantagens dessa automação são:

  • Otimiza e agiliza os processos;
  • A indústria se torna mais tecnológica e inovadora;
  • Diminui os acidentes;
  • Melhora o ambiente de trabalho;
  • Aumenta a produtividade e reduz os custos.

Manutenção da instalação elétrica na indústria

Sendo assim, para que todas essas instalações funcionem de maneira correta, é preciso que haja manutenção. Por conta disso, é essencial pesquisar por empresas de manutenção industrial de qualidade, a fim de que os serviços sejam feitos de maneira correta.

É necessário que essa manutenção seja realizada de maneira periódica. Apenas assim será possível garantir que não ocorram acidentes. Isso se aplica não só às indústrias, mas também às residências e ao setor comercial.

Isso deve acontecer, ao menos, uma vez ao ano. Por outro lado, se algum sistema apresentar qualquer funcionamento inadequado, o indicado é chamar imediatamente eletricistas de manutenção. Isso serve para evitar acidentes como choques ou qualquer outra coisa mais grave.

Além disso, realizando manutenções frequentes e periódicas, há também a possibilidade de economia. Caso se deixe para arrumar um equipamento ou um sistema apenas após o problema, os valores serão muito mais altos e esse serviço demorará muito mais tempo para ser feito.

De um modo geral, existem três tipos de manutenções: a preventiva, a preditiva e a corretiva. A primeira é feita de tempos em tempos, apenas para verificar como está o andamento do sistema.

A segunda tem a função de monitorar mais a fundo determinados locais, a fim de encontrar ou descartar problemas específicos.

Já a corretiva é aquela em que se necessitam ajustes mais sérios, quando já houve algum problema naquele local.

Problemas como o subdimensionamento da rede, a ausência dos dispositivos de proteção e o desgaste de determinados equipamentos são evitados por meio das manutenções.

As sobrecargas também são problemas sérios evitados por esse serviço. Inclusive, equipamentos com sobrecarga são muito perigosos e colocam em risco o dia a dia dos trabalhadores.

Com todas essas informações, conseguimos compreender que tanto o sistema elétrico quanto a manutenção é fundamental para o funcionamento das industrias.

Fonte: https://bit.ly/2Jl6pXj

Últimas matérias

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

Orcamento

Solicite seu orçamento abaixo  ou ligue no telefone (11) 2268-4893.