EBENÉZER

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Barão de Penedo, 248

São Paulo - SP

Alguma dúvida?

(11) 2606-4919

Envie um e-mail

comercial@bsgservicos.com.br

Como a Manutenção Elétrica Industrial está ajudando empresas a enfrentarem a COVID-19

Bem, um fato você já sabe: num mundo cada vez mais competitivo, a manutenção elétrica é imprescindível para garantir que as indústrias operem em segurança e com o máximo de eficiência.

Realizar a inspeção planejada de máquinas, motores e instalações elétricas significa identificar falhas antes que aconteçam, evitando problemas como:

  • interrupções na produção
  • atrasos nas entregas
  • produtos com defeitos
  • aumento dos custos
  • insatisfação de clientes com perda de mercado.

Consequentemente, a manutenção elétrica industrial evita perdas. Também paralisações e falhas que reduzem a produtividade e elevam o custo do produto. Por isso o tornam menos atrativo ao consumidor.

Porém, no cenário incerto da pandemia de covid-19, a manutenção elétrica ganha um novo papel na indústria: o de nortear adaptações no layout das plantas industriais e o planejamento de arranjos produtivos.

A importância da manutenção elétrica industrial no cenário da pandemia

A covid-19 está obrigando muitas empresas a desligarem máquinas ou ajustarem sua produção. Isso para reduzir a fabricação de produtos não essenciais ao momento. Ou para direcionar máquinas e motores a novos produtos, mais adaptados às necessidades do mercado em meio à pandemia.

Nesse sentido, a manutenção elétrica industrial recebe novo foco, no qual “manutenção” significa, essencialmente, “manter em ação”.

Mais do que nunca, o setor produtivo precisa encontrar formas de se reinventar, adaptando-se a um cenário flutuante.

É onde a manutenção elétrica industrial entra como ferramenta, possibilitando mudanças alinhadas a rearranjos nos layouts de produção.

A manutenção elétrica garante o bom funcionamento dos circuitos energéticos de painéis, máquinas e equipamentos no setor industrial.  Porém, a forma como é realizada pode afetar diretamente os custos e a produtividade da indústria.

De modo prático, podemos dizer que existem dois tipos de manutenção elétrica: aquela que acontece de modo programado, com ou sem o desligamento de equipamentos, e a que não foi programada.

Normalmente, a manutenção não programada ocorre quando uma máquina para de funcionar por algum defeito elétrico no próprio equipamento ou na infraestrutura energética que o abastece.

É o pior cenário, porque se uma máquina para, toda a linha de produção pode ficar comprometida. A confecção dos produtos atrasa, a entrega demora, o cliente fica frustrado, o custo da mercadoria se eleva. Desta forma, além de perdas financeiras, o mercado encolhe.

Como usar a manutenção elétrica industrial a seu favor durante a pandemia de covid 19?

Como falamos no início desse guia sobre manutenção elétrica, indústrias podem aliar protocolos preventivos à readequação da produção em enfrentamento à pandemia.

Para que isso ocorra, em primeiro lugar é preciso avaliar criticamente o cenário atual. E perceber como remodelar as atividades industriais, analisando os ciclos de produção e definindo o que é preciso para otimizar mudanças.

É importante escolher produtos compatíveis à função e à potência do maquinário industrial.

Recomendamos que sua empresa inicie o gerenciamento da infraestrutura elétrica pelos pontos graves. E estabeleça um programa de manutenção elétrica focado em garantir que alterações na planta industrial ocorram com segurança, eficácia e economia.

Mais que manutenção elétrica, o momento exige engenharia de manutenção. Ou seja, gerenciamento energético focado em deixar de consertar problemas. Isso é feito modificando as situações de baixo desempenho ou problemas crônicos.

Ter uma visão integral que planeja as manutenções elétricas desde a concepção da planta é o caminho ideal para a máxima eficiência na atividade industrial.

Pronto para implantar seu protocolo de manutenção elétrica industrial com a BSG? Entre em contato com a gente neste link.

Fonte: https://bit.ly/3fVT7hk

Últimas matérias

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

Orcamento

Solicite seu orçamento abaixo  ou ligue no telefone (11) 2606-4919.