EBENÉZER

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Barão de Penedo, 248

São Paulo - SP

Alguma dúvida?

(11) 2606-4919

Envie um e-mail

comercial@bsgservicos.com.br

Como um projeto de Cabeamento Estruturado pode resolver seus problemas de rede

O Cabeamento Estruturado consiste na elaboração de uma planta com o mapeamento de todos os pontos de telecomunicações de um imóvel. Assim, pode ser realizada uma planta com a indicação e identificação de todos os cabos que passam pelos eletrodutos. Além da planta, é realizado um memorial descritivo indicando todas as recomendações e boas práticas da instalação. Nele, estão contidos detalhes técnicos e particularidades do projeto, o que é essencial para futuras obras no imóvel. 

Em um projeto de Cabeamento Estruturado, também é realizado um quantitativo de materiais. Nessa parte, são projetados todos os custos com os materiais necessários para a rede, sempre fazendo recomendações sobre os melhores itens para cada caso. Desse modo, ele maximiza o desempenho da rede. Por isso, o projeto é de suma importância para padronização, manutenção, operação, documentação, escalabilidade e flexibilidade da sua rede. Desse modo, é imprescindível que o proprietário de um imóvel se preocupe com a existência de um Cabeamento Estruturado na construção.

Quais problemas de rede o Cabeamento Estruturado soluciona?

Erros de instalação

Já contratou um serviço de internet de 500mb/s, mas essa velocidade nunca chegou nos seus dispositivos? Esse com certeza é um grande problema de rede. Tendo isso em vista, um dos fatores que podem ocasionar esse empecilho é a infraestrutura inadequada e pouco assertiva para as suas necessidades. Isso pode contar com cabos, roteadores e switches desatualizados, que não suportam a velocidade da troca de informação atual. Diante disso, o projeto de cabeamento estruturado pode ser uma solução para o problema. Isso deve-se ao fato de que, no projeto, são indicados os equipamentos e os cabos ideais para cada situação, considerando o que tem de melhor no mercado e orientando para uma instalação assertiva. 

Além disso, os pontos de telecomunicações são posicionados de acordo com a necessidade do cliente. Essa característica de um Cabeamento Estruturado contribui para o conforto na conexão dos seus dispositivos, sem necessitar de uma conexão cabeada. Seguindo na linha do conforto, ao posicionar as tomadas de telecomunicações de uma maneira inteligente, é evitado o posterior estresse com a passagem de cabos. Um exemplo disso são os cabos de televisão, os quais, quando distantes do local desejado para a instalação do aparelho, necessitam de obras. Com isso, o dono do imóvel tem um gasto que poderia ter sido evitado com materiais e mão de obra.

Sinal de Wi-fi fraco

Ter que andar pela local ou ter que mexer no roteador para melhorar o sinal Wi-Fi é de fato uma tarefa bastante irritante. Esse é um problema de rede bastante comum e facilmente contornável com um projeto de Cabeamento Estruturado. Isso ocorre, principalmente, pelo posicionamento não estratégico dos roteadores Wi-Fi, ou pelo dispositivo não ter capacidade de cobrir toda a área desejada, sendo necessário novos equipamentos. 

Ademais, algo que passa muitas vezes despercebido é o problema de interferência entre roteadores. Isso ocorre quando dois ou mais roteadores dividem a mesma área, o que pode causar interferência entre eles, caso não estejam configurados corretamente. Sob esse viés, o projeto de Cabeamento Estruturado estuda o posicionamento e quantidade de maneira mais precisa possível dos roteadores Wi-Fi. Assim, ele garante que nenhum ponto do local possua o sinal baixo ou que haja a necessidade de locomoção entre cômodos por causa de internet. Por fim, as indicações dos técnicos são feitas de modo que as configurações dos roteadores sejam mais assertivas. Tal fato evita interferências desnecessárias e trocas de roteador de maneira manual. 

Por que se preocupar com o Cabeamento Estruturado em uma empresa?

É fato que o amontado de cabos espalhados é um grande problema de rede. Não saber para onde eles estão indo e se de fato estão sendo utilizados na sua rede de computadores é algo até perigoso. Esse é um problema relevante principalmente em grandes empresas, que possuem dezenas ou centenas de dispositivos de telecomunicações conectados. Imagina se, durante uma reforma, acabam danificando um cabo importante? Por isso, a falta de padronização e organização promove problemas na hora da expansão, manutenção e renovação do seu cabeamento. 

Além disso, nos momentos de limpeza, algum cabo pode acabar rompendo e interrompendo a sua conexão com rede. Isso pode gerar perda de produtividade do seu time, além de um estresse desnecessário. Ter um projeto de Cabeamento Estruturado soluciona esse empecilho, pois todos os cabos e pontos são identificados e nomeados. Tal fato influencia na expansão e manutenção da rede, tornando-a bem mais simplificada e assertiva. Os profissionais, durante a realização do projeto, posicionam os pontos de acordo com as normas vigentes, evitando interferências e acidentes. Logo, a infraestrutura e o cabeamento tem uma vida útil mais adequada.

Conclusão

Realizar um projeto de Cabeamento Estruturado é sem dúvida um ótimo investimento. Como visto acima, ele reduz significativamente os potenciais problemas de rede, uma vez que aumenta a vida útil do sistema, facilita a manutenção e reduz gastos futuros. Se identificou com os problemas apresentados? A BSG pode te ajudar! Entre em contato conosco e peça seu diagnóstico.

Fonte: https://bit.ly/39ftZS9

Últimas matérias

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

Orcamento

Solicite seu orçamento abaixo  ou ligue no telefone (11) 2606-4919.