EBENÉZER

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Barão de Penedo, 248

São Paulo - SP

Alguma dúvida?

(11) 2606-4919

Envie um e-mail

comercial@bsgservicos.com.br

Manutenção de cabeamento Estruturado – Entenda os problemas que sua Empresa pode ter sem ela!

Você já perguntou como anda a manutenção do cabeamento estruturado de sua empresa?

Então, pense com a gente… Num mundo onde os negócios são cada vez mais digitais e dependentes de grandes quantidades de informações, são raras as corporações sólidas que não optam por implantar uma rede de comunicação dedicada à transmissão de conteúdos de internet, telefonia, voz e imagem em alta velocidade.

Ótimo. Uma rede estruturada integra todas as soluções de comunicação em uma única infraestrutura, trazendo eficiência e agilidade às empresas.

Mas é preciso garantir também que essa infraestrutura funcione adequadamente. E isso demanda realizar manutenções preventivas e corretivas do cabeamento estruturado e demais componentes da rede. Por isso, preparamos este post para responder:

  • Que tipos de problemas que podem ocorrer em cabos de redes estruturadas?
  • Como eles podem afetar a comunicação e as rotinas de trabalho em sua empresa?
  • Que atividades são realizadas durante as manutenções de cabeamento estruturado?
  • Como é elaborado um plano de manutenções preventivas capaz de proteger sua empresa?

Para começar, vamos entender a relevância do processo de manutenção de redes para comunicação de dados, voz, imagem, internet e telefonia.

Por que a manutenção de cabeamento estruturado é importante?

O sistema de cabeamento estruturado de uma empresa é, na verdade, uma rede de cabos, conectores e outros dispositivos especiais que realizam o tráfego de dados entre salas, computadores, interfones, circuitos de TV, monitoramento e demais sistemas administrativos.

Manutenção de cabeamento estruturado 2

Portanto, o cabeamento estruturado conecta os vários setores corporativos entre si e com provedores de serviços de telefonia, internet ou outros.

E por que a adoção de soluções de cabeamento estruturado para empresas, indústrias, universidades, escolas, hospitais ou edifícios e condomínios residenciais é uma realidade cada vez mais recorrente?

Simples. Porque essas infraestruturas permitem a padronização e a organização de cabos e conectores. Além deles, permitem também a estruturação de uma rede de transmissão de dados com alta performance, ou seja, mais veloz.

De forma clara, o cabeamento estruturado é capaz de fazer a unificação da rede de cabos e dos sistemas de comunicações, proporcionando a integração total dos serviços. E fazendo com que as operações corporativas sejam mais eficazes.

Por exemplo, antes uma empresa precisava de diferentes redes de cabos para atender os computadores. Precisava também, outra para os telefones. Outra para a internet e outra para os sistemas de segurança e assim por diante. Com o cabeamento estruturado, não existe mais esse acúmulo de cabos.

E toda a eficiência dessa estrutura depende diretamente da correta manutenção do cabeamento estruturado. Uma ação cautelosa que pode reduzir riscos, prejuízos e gerar até economia. Quer ver?

Problemas que a manutenção pode evitar

Se os cabos da rede de comunicação de dados de sua empresa apresentarem pontos de falha, você poderá ter problemas. Problemas como: perda de qualidade, interferências ou mesmo a interrupção na transmissão de dados.

Na rotina corporativa, isso pode acarretar uma série de contratempos, como:

  1. Paralisação de serviços administrativos que dependem do processamento de informações, dados, voz ou imagem.
  2. Indisponibilização da conexão à internet.
  3. Interrupção de circuitos internos de TV e voz que afetam o monitoramento, a comunicação interna e a segurança das empresas.
  4. Perda de acesso a dados ou mesmos a sistemas administrativos digitais utilizados em rotinas diárias de trabalho.
  5. Queda de eficiência em função de perdas na velocidade ou qualidade da transmissão de dados.

Esses e outros problemas comuns podem ser causados pela falta de manutenção em cabos, conectores e dispositivos de rede danificados.

Como surgem esses problemas no cabeamento estruturado?

Infiltrações, goteiras e rachaduras na estrutura física da edificação são exemplos de situações que podem afetar o sistema de cabeamento estruturado.

“Até mesmo uma reforma civil mal executada pode danificar cabos ou outras estruturas da rede de comunicação. Cabos podem ser rompidos e a poeira gerada sem controle específico pode afetar componentes do sistema de cabeamento estruturado” – explica Henrique Costa, engenheiro-eletricista da OMS Engenharia.

Por isso, é vital não apenas a manutenção do cabeamento como da própria infraestrutura da edificação onde ele foi instalado. “É  comum realizarmos a manutenção do cabeamento estruturado cuidando, ao mesmo tempo, da parte física das empresas, unindo engenharia civil e elétrica” – complementa o engenheiro.

Manutenção de cabeamento estruturado 3

Outro ponto de fragilidade bastante comum ocorre em épocas de chuvas frequentes. Elas exigem maior atenção não apenas pelo perigo de infiltrações, mas porque elevam o risco de descargas elétricas. Raios podem danificar sistemas de cabeamento estruturado projetadas sem as proteções elétricas corretas.

Além disso, redes mal projetadas ou ampliadas sem um planejamento adequado podem ter cabeamento estruturado incompatível com os computadores e equipamentos a eles conectados. Isso inviabiliza a transmissão de sinais.

Cabos e dispositivos também podem se deteriorar por exposição a intempéries, agentes corrosivos ou outros fatores. Fibras óticas podem ser rompidas por acidentes ou fatores mecânicos. E a manutenção de cabeamento estruturado é essencial para identificar e solucionar esses problemas a tempo de evitar prejuízos, como a paralisação de atividades.

Portanto, riscos podem ser evitados quando a manutenção de cabeamento estruturado é realizada periodicamente, vistoriando e identificando problemas ou pontos de fragilidade das redes corporativas, industriais ou residenciais.

Faça manutenção de cabeamento estruturado e evite ruídos

Além de danos na infraestrutura física, interferências elétricas e magnéticas podem afetar os cabos. Estas interferências ocasionan interrupções, queda de qualidade ou oscilações na transmissão de dados.

Nesses casos, testes com equipamentos específicos no trajeto dos cabos podem encontrar as fontes de interferência para que as perdas sejam solucionadas.

As interferências eletromagnéticas causadas, por exemplo, por ruídos de motores, lâmpadas e elevadores, geram perturbações que afetam a qualidade da comunicação.

As chamadas “perturbações dos canais de comunicação” são falhas passíveis de controle com as manutenções do cabeamento estruturado. Algumas distorções comuns são:

ECO: Ocorre em sinais de telecomunicação quando ouvimos nossa própria voz. É causado peça reflexão do sinal transmitido ao longo dos cabos.

RUÍDOS: São distúrbios elétricos que ocorrem em uma transmissão por agitação de elétrons ou surtos de corrente elétrica.

ATENUAÇÃO: É um tipo de deformação com perda de potência do sinal. É gerada por cabos ou filtros, entre outros.

RETARDO: Ocorre quando há atrasos na frequência de um sinal de comunicação. Também pode deformar o sinal transmitido.

E ainda…

HARMÔNICA: Neste caso, a deformação do sinal é causada por amplificação de sinais de espectro múltiplo do sinal principal.

DIAFONIA: Conhecida como “crosstalk” ou “linha cruzada”, ocorre quando um par de fios do cabeamento estruturado provoca interferência em outro par. Um exemplo é quando ouvimos conversas de outras pessoas aos fazemos uma ligação telefônica.

AGITAÇÃO DE FASE (Phase Jitter): É uma instabilidade na frequência do sinal de comunicação.

DROP-OUT: É a perda do sinal por um tempo muito curto. É causado, normalmente, por ruídos ou outras deformações na transmissão.

Esses problemas ocorrem, principalmente, quando são utilizadas tubulações e canaletas inadequadas para o transporte da infraestrutura de cabeamento estruturado.

E podem prejudicar os sistemas de comunicação de dados de telefonia ou internet, causando falhas ou distorções nos sinais transportados.

As análises e vistorias de manutenção do cabeamento estruturado são vitais para identificar as fontes de problemas causados por interferências externas ou falhas na infraestrutura da rede.

→ Pronto! Agora você já tem todas as informações sobre redes lógicas e sabe a importância da manutenção do cabeamento estruturado de sua empresa. Então, conheça as soluções que a BSG tem para oferecer.

Entre em contato para maiores informações.

Fonte: https://bit.ly/3B3c7U0

Últimas matérias

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

Orcamento

Solicite seu orçamento abaixo  ou ligue no telefone (11) 2268-4893.