EBENÉZER

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Barão de Penedo, 248

São Paulo - SP

Alguma dúvida?

(11) 2606-4919

Envie um e-mail

comercial@bsgservicos.com.br

Manutenção predial: 6 atividades que não podem ficar de fora

Atividades integrantes da manutenção predial

1. Acessos ao prédio e sistemas de segurança

Em nome da segurança de quem circula no local, é necessário realizar alguns procedimentos periódicos quanto à manutenção dos sistemas de controle e acesso. Veja o que precisa ser conferido:

  • funcionamento das câmeras de vigilância;
  • cercas elétricas;
  • segurança dos elevadores;
  • interfones e portaria eletrônica.

Também é aconselhável rever e reforçar as orientações ao porteiro físico sobre acesso de visitantes e entregadores — e os procedimentos de segurança da empresa contratada, nos casos de portaria remota.

2. Prevenção de incêndio

A lei exige que toda edificação coletiva providencie o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que comprova a existência de equipamentos contra incêndio e condições seguras para fuga do local, em caso de emergências, além de acesso facilitado para os bombeiros.

Quanto à prevenção, é importante seguir rigorosamente as instruções dos fabricantes de equipamentos, como extintores de incêndio, canalização de gás, para-raios, alarmes contra fogo etc.

Para evitar curto-circuitos, que podem ser focos de incêndios, a fiação e as instalações elétricas devem ser vistoriadas a cada dois anos por uma equipe especializada.

É fundamental, também, elaborar um plano facilitado de evacuação do prédio — que deve ser exposto em locais visíveis a todos os usuários do edifício.

3. Manutenção da parte hidráulica

Abaixo, listamos algumas das atividades integrantes da manutenção predial relativas ao sistema hidráulico:

  • lavagem dos reservatórios de água;
  • limpeza de tubulações e filtros;
  • checagem de bombas hidráulicas;
  • localização e reparo de vazamentos e infiltrações;
  • manutenção de sistemas de captação de água pluvial;
  • verificação dos encanamentos e limpeza de ralos, sifões, caixas de gordura etc;
  • eliminação de possíveis depósitos de água parada, para prevenir a proliferação de insetos.

O sistema hidráulico de um prédio é complexo e envolve vários componentes. Por isso, é importante seguir as orientações da ABNT referentes a cada um dos itens avaliados.

Entre as normas a serem seguidas, estão a NBR 5626 e a NBR 7198 (orientações sobre instalações de água fria e quente), a NBR 8160 (sobre projetos de esgoto sanitário), NBR 15527 (aproveitamento de águas pluviais), NBR 5674 (manutenção de prédios).

4. Higienização de depósitos de resíduos

Os depósitos de lixos e resíduos em geral devem ser limpos e desinfectados, periodicamente, em nome da saúde e bem-estar das pessoas que circulam no ambiente.

Campanhas de conscientização e coleta seletiva de lixo podem ser sugeridas pelos administradores prediais. Da mesma forma, a dedetização periódica dos ambientes não pode ser negligenciada pelos planos de manutenção do edifício.

5. Limpeza e jardinagem

A limpeza das áreas públicas e a manutenção dos jardins do edifício precisam ser muito bem cuidadas, e não só pelos funcionários. A atenção deve ser constante também por parte de quem mora ou trabalha no local.

Para que as áreas comuns permaneçam em boas condições de higiene, o envolvimento de todos é necessário.

Além de evitar comportamentos inadequados, como lixo fora das lixeiras, as pessoas precisam se conscientizar, por exemplo, de que uma simples guimba de cigarro jogada pela janela pode atingir o depósito de gás ou um toldo, provocando um incêndio.

A  manutenção dos jardins inclui podas periódicas, não só para preservar a estética, mas também para a prevenção de pragas e bichos nocivos, como escorpiões. Os restos de podas devem ser descartados com segurança, pois galhos e folhas secas acumuladas também trazem riscos de incêndio.

6. Climatização

Os aparelhos de ar também exigem manutenção constante e cuidadosa, tanto para evitar despesas eventuais com manutenção corretiva, quanto para evitar incêndios por curto-circuito ou outras falhas elétricas.

Os dutos, reservatórios de água e filtros dos equipamentos de climatização devem estar sempre limpos, pois podem reter partículas nocivas e disseminar bactérias pelo ambiente.

Para concluir, nunca é demais lembrar que a manutenção preventiva é o melhor caminho para preservar a saúde e a segurança dos moradores e do público em geral, além de evitar consertos dispendiosos não previstos no orçamento.

A NBR 5674 da ABNT, em seu anexo A, traz um modelo de plano de manutenção preventiva detalhando várias atividades.

Devido à amplitude do escopo, os envolvidos na administração de edificações podem optar pela terceirização de grande parte das atividades envolvidas na manutenção predial.

A contratação de uma empresa idônea e qualificada para assumir as tarefas vai prolongar a vida útil do prédio e garantir a segurança de todos.

Para te ajudar na decisão, entre em contato com a BSG e tenha a certeza que irá fazer uma ótima escolha!

Fonte: https://bit.ly/3IPlZ6t

Últimas matérias

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

Orcamento

Solicite seu orçamento abaixo  ou ligue no telefone (11) 2606-4919.