EBENÉZER

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Barão de Penedo, 248

São Paulo - SP

Alguma dúvida?

(11) 2606-4919

Envie um e-mail

comercial@bsgservicos.com.br

Quem é o profissional de Gestão de Facilities?

Muito mais do que um administrador, o gestor de facilities é o responsável por pensar em um cenário mais macro, sempre à frente do aqui e agora. A gestão de facilities envolve várias disciplinas e áreas de atuação, a fim de garantir conforto, segurança, funcionalidade e eficiência do ambiente, integrando espaço físico, pessoas, processos e tecnologia.

De acordo com a International Organization for Standardization, a gestão de facilities é uma “função organizacional que integra pessoas, ambientes e processos, dentro de um local construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do core business”. 

Ou seja, o gestor de facilities é o profissional responsável pelo bom funcionamento da empresa em toda sua infraestrutura — como dissemos, em um contexto estratégico e/ou operacional. Ele pode atuar em companhias das mais diversas áreas, como fintechs, hospitais, indústrias, bancos, escolas, faculdades e outras.

Os profissionais da área podem ter muitos títulos diferentes e chegar à profissão por meio de uma grande diversidade de planos de carreira. Essencialmente, eles são responsáveis por garantir que os sistemas de um determinado ambiente — geralmente, uma grande empresa — funcionem harmoniosamente.

O gestor de facilities tem a responsabilidade de gerenciar todos os serviços que uma empresa contrata, como a limpeza, a segurança, a TI, entre outros. Quando a companhia decide apostar no trabalho remoto e contratar uma plataforma de coworking, por exemplo, é esse profissional o responsável pelo trâmite, a fim de que o novo processo se concretize.

O que um gestor de facilities faz exatamente?

O gestor de facilities contribui para o resultado final da organização, por meio de diversas atribuições, tais como manter em ordem e em funcionamento suas diversas particularidades, como os equipamentos. 

Além disso, esse profissional cuida das estruturas que fazem parte das operações da empresa no dia a dia, a fim  de que todos colaboradores tenham a melhor estrutura possível para desempenhar suas atividades. 

Entre esses deveres, um gestor desse universo é responsável por processos de segurança, infraestrutura, limpeza, tecnologias em telecomunicações, dados, imagem e voz. O profissional atua para que tudo dentro da organização aconteça de maneira fluida. Assim, possibilita que os resultados esperados sejam alcançados.

As empresas que não contam com um gestor de facilities, por outro lado, adotam um gerenciamento pulverizado dos serviços. Isso pode gerar muitas divergências e desentendimentos nas mais diversas linhas de atuação. No caso de organizações com mais unidades, por exemplo, isso pode ser ainda mais prejudicial.

No livro “Imagens da organização”, o teórico Gareth Morgan diz que as empresas funcionam como mecanismos. Assim, cada setor é visto como uma peça necessária para o funcionamento da organização como um todo. 

Se alguma peça parar de funcionar, toda operação da máquina é comprometido. Nessa analogia, o gestor de facilities pode ser visto como um motor, que faz com que as demais partes do mecanismo trabalhem em harmonia. 

Fonte: https://bit.ly/2P0GQO2

Últimas matérias

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

“EBENÉZER”

“Até aqui nos ajudou o SENHOR!”

Telefone

(11) 2606-4919

Email

comercial@bsgservicos.com.br

Localização

Rua Barão de Penedo, 248
São Paulo -SP

Venha trabalhar conosco

Envie seu currículo para rh@bsgservicos.com.br

Criado por iResult.com.br

Orcamento

Solicite seu orçamento abaixo  ou ligue no telefone (11) 2268-4893.